quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Justiça Eleitoral terá 2,1 milhões de mesários nas eleições de outubro no qual fui convocado...

A Justiça Eleitoral do estado de São paulo me convocou para compor mesa compositora nas eleições 2010...

As eleições deste ano contarão com mais de 2,1 milhões de mesários, que trabalharão em todos os municípios do País e em 154 cidades no exterior. O número representa um aumento de 500 mil em relação às eleições municipais de 2008.

Do total de mesários para o pleito de 2010, 402 mil se inscreveram, voluntariamente, para prestar serviços nos dias de votação. Outros 2,2 mil trabalharão nas seções eleitorais instaladas no exterior, onde os brasileiros poderão votar para presidente da República.

São Paulo terá o maior número de mesários: 459,1 mil. O Estado representa 22,3% do eleitorado brasileiro, com mais de 30,3 milhões de pessoas habilitadas a votar. Em seguida vem Minas Gerais, com quase 181 mil mesários, a Bahia com 127 mil e o Rio de Janeiro com quase 121 mil.

Candidatos e seus parentes até segundo grau e cônjuges estão impedidos de serem nomeados como mesários. A mesma regra se aplica a membros de diretórios de partido político que exerçam função executiva, autoridades e agentes policiais, e funcionários em cargos de confiança do Executivo, além de servidores da Justiça Eleitoral e eleitores menores de 18 anos.

Os convocados para atuar como mesários têm direito a dois dias de folga no trabalho para cada dia de trabalho nas eleições. Quem for convocado e não comparecer estará sujeito à multa de cerca de R$ 35, se não apresentar justificativa até 30 dias após a eleição. Se o mesário faltoso for servidor público ou autárquico, pode levar suspensão de até 15 dias no trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário