domingo, 28 de março de 2010

Venha conheser esse Paraiso o vale do Catimbau em Buíque pernambuco

Sejam bem-vindos! Este site é dedicado ao Vale do Catimbau e a todo aquele que ama a Natureza! Terra de imensa beleza histórica,geográfica e cultural. Lugar ideal para se conhecer aprendendo, uma natureza composta de exuberantes formações primitivas. É o terceiro Sítio Arqueológico Indígena do país, onde foram encontradas evidências da passagem do homem primitivo.







O lugar é deslumbrante. Cortado por dezenas de trilhas diferentes, onde em cada trilha a natureza nos reserva surpresas e elementos naturais os mais exóticos. O Vale do Catimbau é um misto de sítio arqueológico e parque de ecoturismo com muitos quilômetros quadrados de chapadões, vales, encostas, caatinga e matas. Suas formações geológicas apresentam os mais diversos tipos e cores de arenito. Datando mais de 100 milhões de anos, onde sua maior elevação registra-se 1.060 metros de altitude, na serra de Jerusalém. Dentro de seus 200 mil hectares de área, existem perto de duas mil cavernas e 28 cavernas-cemitérios conhecidas, tendo uma variedade de inscrições e pinturas rupestres em diversos sítios. É um lugar realmente encantador, vale a pena ser visitado.












Durante esses dias visitei o 2º Maior sítio Arqueológico do Brasil o Catimbau.
Catimbau é localizado no interior de Pernambuco em torno do município de Buíque. O lugar é maravilhoso e recomendo a todos que visitem um dia.








Aqui encontramos fósseis de animais selvagens e peixes também com datação de milhões de anos, em alguns locais existe areia movediça(lama gulosa) e barreiras coloridas com mais de 50 cores em arenito. Sua vegetação típica do semi-árido (Caatinga), apresenta curiosas e diversificadas espécimes, além das características do semi-árido que ocupa toda a região.






Ao visitar o Vale do Catimbau - o Paraíso Selvagem - o visitante depara-se inicialmente com a beleza natural dessa região de Agreste.
O reconhecimento do vale é feito através de trilhas e em cada uma delas a natureza reservou belezas naturais diferentes e exóticas. Para quem visita o vale e deseja participar caminhadas através das trilhas, saiba que a maior parte do tempo o visitante permanece andando.
Algumas trilhas oferecem boas condições de visitação. São percursos curtos sem obstáculos e com ótimas identificações de elementos naturais. Quando estiver caminhando o visitante deverá seguir as orientações necessárias dadas pelo guia local durante o percurso. Eis algumas delas:

Uma reserva indígena administrado pelo índio Jurandir, o passeio promete banhos em piscinas naturais e várias trilhas seguidas por um guia.
Foi maravilhoso, se você puder ir, não deixe de visitar. Atualmente a entrada está custando R$ 5,00 e a solicitação de um guia é R$10,00. Nada que não dê para pagar.

Explorar o Vale do Catimbau é como visitar um museu ao ar livre. Praticamente inexplorados, seus 90 mil hectares abrigam belas formações rochosas e mais de 30 sítios pré-históricos, espalhados pelas grutas e cachoeiras encravadas na montanha. Não é à toa que o Vale, situado em Buíque, pequena cidade do Sertão Central, a 291 quilômetros do Recife, é considerado a segunda maior área para estudos arqueológicos do país, perdendo apenas para São Raimundo Nonato, no Piauí. Verdadeiro santuário esculpido pela natureza há 147 milhões de anos, o local foi densamente povoado por coletores-caçadores, que habitavam as escarpas das serras e deixaram marcas inconfundíveis de sua presença. Desde o início da caminhada, o visitante entra em contato com belíssimas inscrições rupestres, que retratam a vida e os costumes dos primeiros habitantes daquelas terras. Sem falar dos cemitérios indígenas, encontrados por toda a extensão do vale.
Mas o que vai mesmo ficar gravado na memória do ecoturista são as paisagens, inesquecíveis. Formado por várias serras e montanhas em arenito, o Vale do Catimbau fica na encosta oeste do Planalto da Borborema, na chamada depressão sertaneja. Em alguns lugares, a altitude chega a quase mil metros, um dos pontos mais altos do Estado. Uma observa

ção mais atenta fornece um painel detalhado sobre a evolução geográfica da região, que passou por um intenso processo de erosão ao longo dos milênios.














13 comentários:

  1. Olá Sou de Recife, esse KAWAK é um camping no vale do catinbau? estou procurando um por lá estou querendo ir pra fotografar agora em janeiro por favor me manda mais informações por e-mail
    danilolinsgalvao@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Estou estudando Guia de turismo esse parque e muito lindo, sou de Itaperuna RJ se puder mande mas informações para mim meu e-mail alcionefs2009@hotmail.com meu nome e Alcione

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Parque Nacional da Serra do Catimbau. Antigo Vale do Catimbau, foi criado pelo decreto 913/12 (2002), com 62.300 hectares, em dezembro de 2002, no estado de Pernambuco. Abrange os municípios de Buíque, Ibimirim e Tupanatinga sendo sua sede de guias localizada no municipio e buique. Entre o Agreste e o Sertão pernambucano, o parque é o segundo do estado. O primeiro é o de Fernando de Noronha. Catimbau preserva um das últimas áreas de Caatinga.

      Mais informações visitem nossa página no facebook.
      https://www.facebook.com/BelezasDoCatimbau?fref=ts

      Excluir
  3. EsTou a procura de lugar para acampar no vale do catimbau... Poderia me informar ou contactar através do email beth.ems@gmail.com.

    Grata

    Beth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha sou um dos guias de turismo aqui do parque nacional do catimbau posso te ajudar me add no facebook.
      https://www.facebook.com/profile.php?id=100004696691986&ref=tn_tnmn

      Excluir
  4. Também estou querendo ir acampar no Vale, alguém sabe algum lugar lá?!

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber onde ficar no Catimbau.
    Há pousadas, camping, guias para trilhas?

    Aguardo resposta: danielfcaraujo@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Se alguém, puder indicar uma área de camping no Catimbau, favor informar.

    jeanuui@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eu sou gui do vale do catimbau e trabalho tambem com acampamento, temos a caverna, e lugares em meio a caatinga, você pode entrar e contato comigo pelo facebook:https://www.facebook.com/profile.php?id=100004696691986 ou pode ligar para (87)38163067 estou disponivel para atendimento somente a noite, mais pode deixar contato se eu não estiver!!

      Excluir
  7. Tudo bem? Eu estou procurando algum lugar para acampar e me interessei ai no Paraíso selvagem. Sabe algum telefone de contato?

    fabiojardelino@hotmail.com

    aguardo resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá eu sou gui do vale do catimbau e trabalho tambem com acampamento, temos a caverna, e lugares em meio a caatinga, você pode entrar e contato comigo pelo facebook:https://www.facebook.com/profile.php?id=100004696691986 ou pode ligar para (87)38163067 estou disponivel para atendimento somente a noite, mais pode deixar contato se eu não estiver!!

      Excluir
  8. ola sou de um grupo jovem da cidade de sertania e adoraria levar os jovens da igreja pra visitar o vale, poderia me passar alguma informaçao aonde posso entrar em contato, vou deixar meu email, abraços a31palmeiras@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá você pode entrar em contato comigo pelo facebook sou um dos guias do parque https://www.facebook.com/profile.php?id=100004696691986 ou ligue (87)38163052 para a associação...

      Excluir