segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PERNAMBUCO: DILMA 53% X 20% SERRA



Intenção estimulada de voto para presidente Em Pernambuco.




A maioria dos eleitores pernambucanos tem preferência hoje pela candidata do PT, a ex-ministra Dilma Rousseff, e a indicam como melhor opção para suceder o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O candidato do PSDB, o ex-governador de São Paulo, José Serra, fica em segundo lugar no estado, com menos da metade das intenções de votos conquistados por Dilma. Segundo a primeira pesquisa do Instituto Diario Data Associados deste ano, que entrevistou 1.100 pessoas nos dias 8, 9 e 10 de agosto, a ex-ministra conta com a simpatia de 53% dos votantes, enquanto Serra totaliza 20%. A candidata do PV, a ex-senadora Marina da Silva, soma 6%. Esses são percentuais da pesquisa estimulada, cujos nomes são apresentados pelos entrevistadores cabendo ao eleitor indicar sua opção. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, podendo ser para cima ou para baixo, e o intervalo de confiança é de 95%.
O presidente Lula, com o governo aprovado com 93% em Pernambuco, é o maior cabo eleitoral para a candidata do PT, Dilma Rousseff
Na pesquisa espontânea, aquela na qual o eleitor precisa lembrar sozinho dos nomes dos candidatos, a ex-ministra aparece com 35% das intenções de votos contra 10% de Serra e 3% de Marina. "Por meio desse dado, podemos perceber que o nome de Dilma está bem consolidado entre os eleitores de Pernambuco", afirma o cientista político e coordenador do instituto, Adriano Cerqueira. Para ele, não chega a ser uma surpresa esse resultado em virtude da popularidade do principal cabo-eleitoral da ex-ministra, o presidente Lula. Mas se deve reconhecer que Dilma conseguiu um feito, atingindo uma boa inserção entre os eleitores do estado nessa primeira etapa da campanha.
O grau de aceitação da candidatura do PT ratifica a vantagem de Dilma porque 49% das pessoas que afirmam conhecê-la bem disseram que a candidata é a única em que votariam. Outros 17% afirmaram o mesmo quando questionados sobre Serra. Marina conseguiu 8% de votantes fiéis. A rejeição do candidato do PSDB é bem maior, se comparada à da candidata Dilma Rousseff - 39% dos entrevistados dizem que "não votam de jeito nenhum" em Serra. Dilma obteve a mesma resposta de 14% dos quea conhecem bem. Um percentual de 46% dizem não votar em Marina Silva "de jeito nenhum." A candidata do PV é a menos conhecida dos três principais candidatos: 66% das pessoas conhecem Marina só de nome ou nunca ouviram falar dela; 43% conhecem Dilma ou nunca ouviram falar dela. No caso de Serra, soma-se 42%.
Em Pernambuco, na eleição presidencial como na eleição para governador do estado, a tendência do eleitorado é majoritariamente pela continuidade. Quando se trata da eleição presidencial: 75% dos pernambucanos declaram ter intenção de votar pela continuidade, apenas 11% pensam em votar num candidato da oposição. Quando em questão está a gestão estadual, 70% dos entrevistados querem a continuidade diante de 14% que querem outro governo.
"Em termos de apoio a candidaturas, o apoio do presidente Lula é o de maior impacto", diz Adriano Cerqueira. A pesquisa coordenada por ele mostra que 61% dos entrevistados dizem que a opinião de Lula aumenta a chance de votar em determinado candidato. Dilma é a segunda colocada no ranking dos melhores cabos eleitorais em Pernambuco: 40% das pessoas afirmam que o apoio dela aumenta as possibilidade de um candidato ser escolhido. Trocando em miúdos: Lula ajuda Dilma e Dilma pode favorecer a candidatura à reeleição de Eduardo Campos a governador. A opinião de Serra amplia as chances de uma escolha de aliado em 17%. Serra é o campeão quando se considera as chances de um cabo eleitoral reduzir a vontade de um eleitor votar em um candidato: 22% das pessoas afirmam que Serra pode ser uma espécie de apoio contrário. Do Diário de Pernambuco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário