HISTÓRIA DA CIDADE O município de Buíque começou a ser povoado em 1752, quando ficou conhecido como Campos de Buíque.
Buíque foi elevado à categoria de vila em 1854, com a denominação de Vila Nova do Buíque, desmembrado de Garanhuns. Em 19 de dezembro de 1874, Buíque foi invadida pelos revoltosos denominados Quebra-Quilos, sendo elevada à categoria de cidade em 1899. Administrativamente, Buíque é formado pelos distritos sede, Carneiro, Catimbau e Guanumbi e pelos povoados de Tanque e Aldeia Indígena Kapinawa. Anualmente, no dia 26 de maio Buíque comemora a sua emancipação política.
Significado do Nome O nome do local tem origem na linguagem Tupi e significa Lugar de Cobras. Os naturais de Buíque têm outra versão para a origem do nome - os índios que habitavam essa região utilizavam uma trombeta cujo som produzido se assemelhava ao nome da cidade.
Aniversário da Cidade
19 de Dezembro
Clima
Tropical
Temperatura Média
28º C
COMO CHEGAR
Localização
Localizada na Microrregião do Vale do Ipanema.
Limites
Ao norte com Arcoverde e Sertânia, ao sul com Águas Belas, a leste com Pedra e a oeste com Tupanatinga e Itaíba.
Acesso Rodoviário
PE-270 e BR-232 (via Arcoverde).
Distâncias
278 Km da Capital
TURISMO
Principais Pontos Turísticos Cavernas
Localização: Vale do Catimbau No vale do Catimbau encontram-se diversas cavernas.
Fazenda Porto Seguro
Onde os adeptos de Sadabi Alexandri de Farias Rei, conhecido pelo simbólico nome de Meu Rei, aguardam a civilização dos imortais, prevista, por eles, para o terceiro milênio.
Museu Municipal
Localização: Centro da Cidade Guarde em seu acervo a história da cidade.
Reserva Arqueológica do Vale do Catimbau
O vale possui 90.000 hectares e abriga a reservas arqueológicas e a Reserva Indígena Kapinawá. Neste vale foram encontrados diversos fósseis pré-históricos. No local existem varias trilhas entre elas : Trilha de Malhador, Trilha do Coqueiro, Trilha da Jibóia, Trilha do Brejo de São José, Trilha da Igrejinha, Trilha Cerca de Pedra, Trilha da Pinga, Trilha do Gogó da Ema, Trilha das Torres, Trilha do Canyon.
Vale do Catimbau
Complexo de serras, vales e rocha, distribuídos em 90.000 hectares. O local impressiona por sua grandiosidade, beleza, primitivismo e formações geológicas, possui uma infinidade de atrativos; áreas arqueológicas de grande valor, cavernas, fontes d água e a Reserva indígena Kapinawá.